Essa palestra vai mudar a forma como você enxerga o trabalho

tedxSe você leva trabalho a sério, leia e reflita sobre esse conteúdo!

Depois de trabalhar por 15 anos em empresas tradicionais (públicas, privadas, nacionais, estrangeiras, profissionais e “de dono”), buscando chegar ao sucesso, eu cheguei!

Cheguei ao “sucesso”! E não gostei!

Será que você está sendo guiado para uma forma de sucesso em que acredita? Ou está sendo pago para anestesiar sua subjetividade, dar uma pausa na criatividade e apenas obedecer e cumprir horário?

Se você sente raiva de ir para o “trabalho”, odeia o “chefe”, não tem “saco” com os colegas etc., pode ser que você esteja preso em uma relação de emprego e não de Trabalho. Como diriam alguns sábios imprecisos: “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…. “

 

Emprego é uma relação entre duas pontas, você e um empregador. É regido por um acordo, um contrato, uma forma burocrática de estabelecer o que será feito. Você presta um serviço em troca de algo, normalmente (pouca) grana.

 

Já o Trabalho é uma relação sua com o mundo! É a forma que você encontra para colocar sua força produtiva em ação e mostrar suas ideias e intenções de forma concreta! A contrapartida é mais ampla do que apenas dinheiro! Em geral, você consegue enxergar o impacto da sua ação! Seja em você, seja em outras pessoas! Nesse contexto, a organização na qual você atua, torna-se uma plataforma para o seu melhor!

 

Pois bem… o tema é super complexo e precisaremos de muitos textos para pensarmos juntos em como ter uma relação mais legal com Trabalho, emprego, produção, etc.

 

O lance é o seguinte. A ENORME maioria das pessoas nunca pensou sobre Trabalho. Só foi provocada a encontrar um emprego. Assim, começou uma “carreira”, fazendo algo que dava algum dinheiro e que parecia promissor (você poderia aprender algo ou crescer na empresa).

 

Tempos depois, começam os “problemas”, ou seja, seu cérebro volta a funcionar….

– O que eu tô fazendo aqui?

– Quem é esse cara que manda em mim?

– Por que eu tenho que chegar nesse horário?

– Por que eu tenho que usar essa roupa?

– Por que eu não posso ir embora agora, se não tem mais nada pra fazer?

– Quando eu vou ganhar mais?

– Esse cara tá sacaneando a empresa e se eu contar, eu vou rodar…

– Odeio meu chefe!

– Odeio meu funcionário!

– Odeio esses colegas falsos!

– Odeio as segundas-feiras de manhã!

– Odeio odiar isso tudo. Queria tudo diferente….

 

Na outra ponta, estão as empresas e organizações, com modelos ultrapassados de gestão, de relacionamento e de suporte às pessoas, tentando encaixotar a forma de produção.

 

Por mais que a gente diga que a culpa é das “empresas”, no fundo, as empresas são apenas um grupo de pessoas com crenças e valores parecidos. Ou seja, a mudança só virá a partir da evolução da visão das pessoas, sobre qual o papel do Trabalho. Teremos mais autonomia e precisaremos mostrar mais iniciativa e responsabilidade.

 

Assista ao vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=QAVHp6oCPQI

 

Fonte:  https://www.linkedin.com/pulse/essa-palestra-vai-mudar-forma-como-voc%C3%AA-enxerga-o-trabalho-pellaes?trk=pulse-det-nav_art

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *