Ser + Produtivo. Tem jeito!

Há quem diga que ser produtivo é algo que já nasce com a pessoa. Quem não tem um amigo ou conhecido que consegue realizar várias atividades num mesmo dia que contemple família, trabalho, estudos, atividade esportiva e vida social? Parece difícil, mas é possível desenvolver mecanismos que ajudem a fazer bom uso do tempo. Trouxemos, aqui, algumas dicas de como é possível ser produtivo adotando alguns hábitos, como a Regra 52/17 e a Técnica Pomodoro, que auxiliam profissionais no dia a dia, resultando em maior eficiência no trabalho.

Entenda as regras 52/17 e a Técnica Pomodoro

Usando o aplicativo DeskTime de rastreamento de tempo e produtividade, conseguimos estudar os hábitos dos funcionários mais produtivos e identificar o fluxo de trabalho que leva a essa incrível capacidade de fazer as coisas.

E o truque pode surpreendê-lo. Acontece, o que os 10% mais produtivos de nossos usuários têm em comum é a capacidade de fazerem pausas efetivas. Especificamente, as pessoas mais produtivas trabalham por 52 minutos de cada vez, depois quebram por 17 minutos antes de voltar a ele.

Os funcionários com classificações de produtividade mais altas, na verdade, nem funcionam oito horas por dia. Acontece que o segredo para manter o maior nível de produtividade durante o período de um dia útil não está funcionando mais tempo, mas funciona de forma mais inteligente com quebras frequentes.

A razão pela qual os 10% mais produtivos de nossos usuários são capazes de obter o máximo feito durante os períodos comparativamente curtos de tempo de trabalho é que seus tempos de trabalho são tratados como sprints. Eles aproveitam ao máximo esses 52 minutos trabalhando com um propósito intenso, mas então descansem para estarem prontos para a próxima explosão. Em outras palavras, elas funcionam com propósito.

Há muitos benefícios surpreendentes para este tempo de descanso. Antes de tudo, seus níveis de produtividade, trabalhar por longos períodos de tempo podem prejudicar seu nível de engajamento com uma determinada tarefa. Repetição de tarefas leva ao tédio cognitivo, que, por sua vez, interrompe sua capacidade de prosperar em qualquer coisa que esteja fazendo. O cérebro humano simplesmente não foi construído para se concentrar por oito horas de cada vez – a melhor maneira de atualizar a capacidade de atenção é fazer uma pausa.

A técnica Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo que incentiva as pessoas a trabalhar com o tempo que têm – e não contra isso. Usando esse método, você quebra sua jornada de trabalho em pedaços de 25 minutos separados por intervalos de cinco minutos. Estes intervalos são referidos como pomodoros. Depois de cerca de quatro pomodoros, você toma uma pausa mais longa de cerca de 15 a 20 minutos.

Fonte: The Muse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *