10 exercícios mindfulness para 10 situações de trabalho

Segundo a agência europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), o stress já afeta 28% dos trabalhadores europeus. Trata-se de um problema crescente que afeta o âmbito empresarial pelo absentismo laboral que provoca. Para contrariar este dado, empresas de referência como Apple, Google, Nike ou eBay já começaram a utilizar mindfulness nos seus escritórios, uma técnica de atenção plena no trabalho através da qual apenas se conseguem benefícios. Continua a ler!

Via Turijobs

O que é mindfulness?
“Mindfulness” é uma técnica de atenção plena que os trabalhadores e empresários podem aplicar tanto na sua vida pessoal como profissional. Trata-se de uma mudança mental em que o profissional toma consciência da sua vida, da sua respiração e dos seus movimentos.

Através desta metodologia, os profissionais conseguem acalmar a sua mente, reduzir a pressão e o stress e melhorar a capacidade para relacionar-se com os seus colegas ou clientes.

Liderança mindfulness
O mindfulness é uma técnica muito recorrente para profissionais executivos ou de recursos humanos, managers e diretores. Nesse caso, falamos de liderança mindfulness (ou mindfulness leadership), que permite o desenvolvimento de uma liderança positiva e transformadora.

Numa indústria multidisciplinar que está em constante mudança como o turismo e a hotelaria, os profissionais precisam de evoluir para acompanhar a evolução da indústria. Os líderes devem estar conscientes de si mesmo para enfrentar a sua própria carga de trabalho, mas também para gerir uma equipa multicultural ou trabalhar com diferentes gerações.

Cada vez mais são os profissionais de alto nível que realizam programas de liderança ou mindful leadership.

Benefícios do mindfulness no trabalho
A técnica de mindfulness permite que o trabalhor viva plenamente o presente, convertendo-o num profissional mais consciente e eficiente.

Assim, estamos a falar de mindfulness como um hábito saudável no trabalho com uma infinidade de benefícios, entre os quais destacamos:

Melhora a gestão de situações complexas e stressantes, sem nervos
Favorece a inteligência emocional, a criatividade e a inovação
Claridade na resolução de conflitos e na tomada de decisões
Melhora trabalho em equipa e a comunicação entre colegas
Reduz o nível de ansiedade para dar lugar à calma e estabilidade
Aumenta o nível de energia e produtividade

Exercícios mindfulness no trabalho
Estes exercícios de mindfulness irão permitir-te fazer frente às exigências do teu trabalho. A partir da Turijobs, aconselhamos-te a que ponhas em prática durante o teu horário de trabalho. Verás resultados em muito pouco tempo:

1. Exercício para aclarar a mente
Tira uns minutos para realizar uma respiração consciente. Inspira pelo nariz e expira pela boca. Contempla como a tua barriga se move ao ritmo da sua respiração e concentre-se nela.

2. Exercícios para te manteres acordado
Presta atenção a qualquer objeto ao seu redor, se for pessoal melhor. Estar ciente de que estás a observar esse elemento, sem distrações, permitirá que que fiques desperto.

3. Exercícios para te concentrares

A melhor maneira de retornar ao presente e te concentrares no teu trabalho é a contagem regressiva. Começa a contar lentamente de 10 a 0. E concentra-te apenas nisso. Se a tua mente está distraída, inicia a contagem regressiva novamente.

4. Exercícios para fazer uma pausa
Uma boa técnica para desconectar do teu trabalho durante o dia de trabalho é usar um sinal externo como referência. Por exemplo, sempre que receber um email, reserva um minuto para te dedicares a ti.

5. Exercícios para baixar o ritmo de trabalho
A nossa mente trabalha constantemente a um ritmo frenético. Para contrariar, ouve o que diz a tua mente. Analisa os teus pensamentos para tentar reduzir a velocidade e voltar à calma.

Exercícios para antes e depois do trabalho
Para conseguir a nossa atenção plena, propomos-te alguns exercícios para realizar não apenas durante o período de trabalho, mas também antes e depois deste:

6. Exercício para quando estás a caminho
A consciência plena pode ser realizada durante o caminho para o trabalho. Tanto se utilizas transporte privado como público, presta atenção à tua respiração e aos teus movimentos. Especialmente, se fazes diariamente o mesmo trajeto a conduzir, de modo a evitar que aciones o “piloto automático”. Este é o momento adequado para estar mais presente que nunca.

7. Exercício para quando chegues ao escritório

Sê consciente da tua chegada ao trabalho, às instalações e espaços comuns, até chegar ao escritório. Realiza que se trata de um novo dia que ainda irá começar.

8. Exercício para quando te sentas no teu posto de trabalho

Senta-te e toma consciência da tua postura, relaxando os músculos. Como te sentas? Tenta descobri-lo, respira conscientemente para libertar qualquer tensão que possas ter.

9. Exercício para quando vais almoçar

Também conhecido como mindful eating, trata-se de fazer uma alimentação saudável consciente. Assim, presta atenção à comida, aos cheiros, aos sabores e às texturas, mastigando lentamente e saboreando cada alimento que forma parte do prato.

10. Exercício para quando saias do trabalho
Uma vez fora do trabalho, pára 3 minutos e observa as sensaçõs do teu corpo. Nota o que sentes uma vez finalizado o trabalho e conecta novamente com a realidade caso tenha desconectado durante o período de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *